domingo, 24 de junho de 2012

EBD: T02L13 - A FORMOSA JERUSALEM


Escola Dominical - Esboços da EBD
As sete cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à igreja

A FORMOSA JERUSALÉM


Lição 13 - 24 de Junho de 2012


Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 21.9-18

JERUSALÉM CELESTIAL A PÁTRIA DOS ESCOLHIDOS

1. A VISÃO DO DESTINO DA NOIVA PRUDENTE QUE CRISTO TOMOU PARA ELE

Apocalipse 21.9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

* Só a noiva prudente é vista no plano celestial porque a néscia ficou de fora

Mateus 25.10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

     1.   Assim como o anjo revelou a João a questão do juízo sobre o mundanismo, ele também revela um outro lado, o que o mundo precisa conhecer e a todos os que professam a fé cristã como a verdadeira noiva de Cristo.
     2.    Esses dois lados um maldito e outro bendito, levam uma questão de escolha e decisão, e, essa decisão implica o destino da alma por toda eternidade, com Cristo ou com o Diabo e seus anjos.
     3.   A verdadeira igreja de Cristo não se compatibiliza com o formalismo, a prosperidade mercantilizada, curandeirismo ou com um evangelho empresarial totalmente manipulado ou falsificado.
     4.   A verdadeira igreja de Cristo vive sempre no primeiro amor, num avivamento constante, é militante e atuante em tudo que se refere as coisas do reino.
     5.   Esta é a igreja prudente que tem a espiritualidade desenvolvida, e é verdadeira depositária dos oráculos divinos.
     6.   Essa é a condição propícia para ser arrebatada e entrar pelos portais eternos ao encontro do noivo.
     7.   Quanto aos néscios que são os desprovidos de discernimento e conhecimento, razão pelo qual se deixam levar por todos os ventos da doutrina do evangelho fácil, preferindo as fábulas, ou seja, vivem de ilusões buscando as coisas que satisfazem o seu exterior, rejeitando aquilo que é necessário para o seu interior.
     8.   Certamente como advertiu o Senhor, eles ficarão de fora, pois negligenciaram com as condições necessárias para fazer parte do reino de Deus.

2. A VISÃO DA CIDADE CELESTIAL ONDE FICA A MORADA DA NOIVA DE CRISTO

Apocalipse 21.10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

* Só habitará nessa cidade celestial quem foi transformado a imagem de Cristo

2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

     1.   O que muitos não entendem acerca da doutrina da salvação, ou distorcem este ensino de uma maneira prejudicial a muitos cristãos é com relação ao errôneo entendimento de que uma vez salvo, é salvo para sempre.
    2.   Isso é uma visão totalmente distorcida e perigosa, pois a salvação não é um ato, e, sim um processo contínuo que exige várias condições preceituadas pela palavra de Deus, que devem acompanhar a vida diária do crente.
     3.   Nós fomos salvos e estamos sendo salvos, e isso com a visão perseverante de que seremos salvos no estágio final da nossa caminhada.
     4.   Para isso o arrependimento acompanha esse processo de salvação e o mais importante é a santificação e se isso for exercitado chegaremos a glorificação.
     5.   A Espírito Santo deve estar presente em nossa vida, pois é Ele que realiza esse processo de transformação envolve a implantação das características morais de Cristo para sermos tal qual Ele é.

3. A VISÃO DA NOVA JERUSALÉM MAIS RADIANTE DO QUE OS ASTROS DO CÉU

Apocalipse 21.11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

* Esta cidade refletirá a glória divina como a igreja deve refletir a glória de Cristo

Lucas 11.33 E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

    1.   Nós somos o sal da terra e a luz nesse mundo de trevas. para que a glória de Deus possa se refletir na vida do crente é necessário que ele testifique a sua fé em Cristo de uma maneira explicita e sem distinções.
     2.   Refletir a glória de Cristo é desenvolver a nossa espiritualidade em todos os sentidos, mas, não somente isso envolve também o nosso compromisso com o reino de Deus e levar a mensagem do evangelho aos pecadores, e deixar de cumprir esse compromisso é uma atitude repreensível.
     3.   A nossa luz tem que resplandecer neste mundo e se ficarmos escondidos dentro dos nossos lares ou mesmo dentro das igrejas, essa luz não será vista e não estaremos produzindo coisa alguma para o crescimento do reino.

4. A VISÃO DA MURALHA É O SÍMBOLO DA SEGURIDADE DOS SANTOS DE CRISTO

Apocalipse 21.12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

* Esta proteção representa que ali não adentrará qualquer tipo de mal ou engano

Apocalipse 21.27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

     1.   O que muitos crentes estão desatentos é com relação a questão do livro da vida.
     2.   No livro da vida são inscritos todos que aceitam Cristo com o seu único e suficiente Salvador e prometem segui-lo todos os dias da sua vida.
     3.   Ao contrário do que alguns pensam, esse nome pode ser riscado em decorrência da nossa conduta.
     4.   Moisés no episódio do bezerro de ouro, quando Deus se irou com a conduta do povo e se propôs a destruí-los, intercedeu pelo povo junto ao Senhor para que os perdoasse, e na concessão desse perdão que riscasse o seu nome do livro da vida.
     5.   Porém Deus refutou e disse que o seu nome não riscaria e sim o do povo em pecado. (Êxodo 32.32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito).
     6.   Portanto fica aqui esclarecido biblicamente que o nome pode ser riscado, se a nossa conduta não corresponder aos preceitos da Palavra de Deus.

5. A VISÃO DAS PORTAS REPRESENTA LIVRE ACESSO PARA TODOS SANTIFICADOS

Apocalipse 21.13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

* A portas dessa cidade dão acesso a noiva de Cristo de todas as partes do mundo

Apocalipse 7.9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

    1.   Em Gálatas 3.28 o apóstolo Paulo fala a respeito do direito de salvação a todos os povos da terra quando diz: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
     2.   Aqui vemos os eleitos provenientes de cada recanto da terra, ou seja, de todas as raças que dividem a humanidade.
     3.   As portas falam de admissão para todas as variedades humanas que professam a fé no Senhor Jesus Cristo e o seguem com toda fidelidade, pois o evangelho não tem qualquer atitude exclusivista no sentido racial.
     4.   O céu tem portas; a entrada livre é para todos aqueles que são santificados; nessa condição ninguém se verá excluído.
     5.   Embora este texto de Apocalipse 7.9 não venha a se referir propriamente a igreja pois são povos que foram martirizados e arrebatados na grande tribulação, serve de alusão a respeito da igreja com povos de todos os pontos cardeais em que será arrebatada.

6. A VISÃO DOS FUNDAMENTOS É A FIRME E INABALÁVEL CONDIÇÃO DA IGREJA

Apocalipse 21.14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

* Sós os edificados no fundamento apostólico e profético viverão nessa cidade

Efésios 2.20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

    1.   Para os crentes que preferem fábulas, que tem comichão nos ouvidos quanto a sã doutrina, que são ouvintes esquecidiços da palavra de Deus fica aqui uma forte exortação em relação a estarmos edificados e fundamentados na doutrina dos apóstolos.
     2.   Quem tem algum conhecimento da Palavra de Deus, sabe que as cartas dos apóstolos que se tornaram epístolas, pois, não ficaram restritas apenas as igrejas a qual foram endereçadas.
     3.   Tendo em vista o seu teor doutrinário se tornaram universais, ou seja para todas as igrejas nos quatro cantos da terra.
     4.   Elas servem para instruir, redarguir, exortar e admoestar os crentes.
     5.   As igrejas que conduzem o povo com esta base doutrinária certamente são igrejas que tem compromisso com a edificação do povo e também tem a direção do Espírito Santo e visão correta do reino de Deus.
     6.   A visão de Israel no tempo da lei era totalmente materialista e tanto que Jesus para manter aquela multidão precisava fazer milagres de curas, multiplicação, ressurreição e outros mais, porque eles andavam e seguiam Jesus por vista e não por fé.
     7.   Tanto que Jesus quando endureceu seu discurso não fazendo milagres físicos naquele dia, muitos se retiraram.
     8.   Só que da cruz em diante nesta dispensação da graça, a visão não é mais materialista e sim espiritualista, pois a igreja não deve andar por vista e sim por fé.
     9.   Portanto aqueles que seguem os pregadores materialistas correm o risco de ficar de fora.
     10.Estes fundamentos feitos de doze classes de pedras preciosas, denotam a variedade e a excelência das doutrinas do evangelho

7. A VISÃO DA CANA DE OURO O CARÁTER IDEAL DA IGREJA DO ARREBATAMENTO

Apocalipse 21.15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

* A medida para estar nessa cidade exige alcançar padrões exatos das exigências divinas

Efésios 5.27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

    1.   Qual é a nossa estatura espiritual?
     2.   Essa é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos e fazermos um exame introspectivo para tentar responde-la.
     3.   O Espírito Santo que é o nosso consolador, ajudador, advogado e outros múltiplos atributos maravilhosos que Ele tem ao nosso favor, é também representado como o amigo do noivo, ou seja, aquele que está preparando a noiva em sua caminhada para levá-la e entregá-la ao noivo que é Cristo.
     4.   Cristo seu deu pela Igreja para santifica-la neste mundo e para glorificá-la no mundo vindouro, também implantar em todos os seus membros o princípio de santidade, tais como; evitar o pecado, a contaminação com as coisas mundanas e tudo isso é feito pela obra do Espírito Santo, pois a igreja não pode ter as manchas do pecado e nem as rugas do homem velho, para que possa atingir o estágio final que é chegar a glória celestial.
     5.   Mas somente os que são santificados agora serão glorificados no além desde que haja uma entrega total ao Espírito Santo.

8. A VISÃO DA SIMETRIA PERFEITA DENOTA A HARMONIA PERFEITA ENTRE OS SANTOS

Apocalipse 21.16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.

* Como pedras vivas é preciso ter uma medida proporcional para ser parte deste edifício

Efésios 4.16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

     1.   A medida da formosa Jerusalém é de cerca de dois mil e duzentos quilômetros em todos os seus lados, ou seja, altura, largura, comprimento o que da a forma de um cubo.
     2.   O apóstolo Paulo falou a respeito do terceiro céu, o que subentende-se a existência de três céus que correspondem ao céu atmosférico, o céu espacial e o céu celestial.
     3.   Essa nova Jerusalém que desce do céu ficará numa órbita estacionária no céu espacial sobre a Jerusalém terrena. (Isaías 24.23 E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o SENHOR dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém, e perante os seus anciãos gloriosamente)
     4.   A bíblia diz que somos como pedras vivas, e edificados como casa espiritual e sacerdócio santo.
     5.   As pedra do templo de Salomão eram cortadas milimetricamente para um encaixe perfeito e as que saiam fora da medida eram lançadas fora como refugos.
     6.   Nós fazemos parte de um grande templo espiritual onde devemos estar perfeitamente encaixados para fazer parte dele, quem não se encaixa está na condição de refugo.
     7.   Sempre é tempo de se recompor diante de Deus enquanto é dia pois a noite já vem e aí será tarde demais.
     8.   2 Coríntios 5.1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

9. A VISÃO DO MURO MEDIDO INDICA A COMPLETA ESTATURA ESPIRITUAL DA IGREJA

Apocalipse 21.17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo.

* O nosso processo de transformação só é real se rumar para a estatura do varão perfeito

Efésios 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

     1.   É fato que nunca chegaremos a um estado de perfeição enquanto estivermos habitando nesse plano terreno, pois somos falhos, erramos, tomamos atitudes impensadas e essa é uma condição geral em todos os crentes e Deus sabe de tudo isso, pois Ele conhece o nosso profundo e oculto.
     2.   Porém o que Deus quer de nós é a conscientização dessa condição e mais ainda Ele quer o nosso esforço em estar eliminando coisas que fazemos que não é do seu agrado.
     3.   A vontade de Deus e o seu desejo é o nosso crescimento espiritual, não somente no sentido individual, mas, também no sentido de corpo em que envolve a unidade espiritual com um só Senhor, uma só fé um só batismo (que é o batismo espiritual), e com uma visão única do evangelho puro da graça de Deus.
     4.   Precisamos ter um conhecimento único acerca de Cristo, sem qualquer tipo de heresia ou mistura, nos esforçando para ser uma igreja sadia espiritualmente alicerçada pela sã doutrina, para verdadeiramente chegarmos a estatura completa de Cristo.
     5.   Nós nunca chegaremos à medida perfeita, aqui nesse plano terreno.
     6.   Isso só acontecerá quando chegarmos ao céu.

10.A VISÃO DO MATERIAL DO MURO DENOTA A IGREJA SÓLIDA E TRANSPARENTE

Apocalipse 21.18 E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.

* A caminhada do crente exige solidez espiritual e transparência com os preceitos divinos

I Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

     1.   Fica aqui uma exortação importante e impreensindível para todos os crentes que desejam ir para o céu.
     2.   Esse desejo envolve uma esperança e uma expectativa de alcançar este grande privilégio de ressuscitarmos num corpo incorruptível e imortal.
     3.   Para isso é preciso a priorização do reino de Deus em todos os sentidos, sabendo que todo nosso empenho na seara do Senhor não é em vão.
     4.   Precisamos abundar mais, ou seja, fazer muito mais do que estamos fazendo, em plena obediência aos mandamentos do Senhor.
     5.   Que procuremos fazer a vontade de Cristo em crescente fé, para chegarmos a plenitude da nossa salvação totalmente triunfantes e sermos os privilegiados habitantes da formosa Jerusalém.






    1.   Nesta última lição do trimestre, estudaremos sobre a Nova Jerusalém, a cidade planejada e arquitetada pelo próprio Deus, onde os salvos habitarão no futuro.
    2.   O apóstolo João descreveu esta cidade como “...a santa cidade, anova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21.2).
    3.   Muito mais do que uma cidade, a Nova Jerusalém será o lugar onde a tristeza será esquecida; os pecados se desvanecerão; não haverá mais trevas; a temporalidade se transformará em eternidade, pois nela “...não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21.4).

    1.   A JERUSALÉM TERRESTRE
a.   A cidade de Jerusalém recebeu no passado diversos outros nomes, tais como:
                                        i.    Sião (II Sm 5.7);
                                      ii.    a cidade de Davi (I Rs 2.10);
                                    iii.    Santa Cidade (Ne 11.1);
                                     iv.    A Cidade de Deus (Sl 46.4);
                                       v.    A Cidade do Grande Rei (Sl 48.2),
                                      vi.    Dentre outros.
b.   Esta cidade tinha um significado especial para o povo de Deus no Antigo Testamento: era a cidade onde Deus revelava sua Palavra ao seu povo (Is 2.3) e o lugar onde o Senhor reinava sobre Israel (Sl 99.1,2; 48.1-3,12-14).
c.   Mas, esta cidade também tem a sua importância para a igreja cristã, pois, foi nela que nasceu o cristianismo (At 2.1-47) e dela Cristo reinará sobre o mundo, no futuro (Is 2.3; Mq 4.2).
d.   Mas, a esperança do cristão não está voltada para a Jerusalém terrestre, mas, para a Jerusalém celestial, a cidade do Deus Vivo (Fp 3.20; Hb 11.13-16; 12.22).

    2.   AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM
a.   Jerusalém vem da palavra grega “Yerushalaim” que quer dizer: habitação de paz. Cidade que o Pai celestial preparou para que os santos vivessem quando da consumação de todas as coisas.
b.   A palava NOVO no grego é “Kainos” que significa: algo totalmente novo; maravilhoso; desconhecido totalmente.
c.   No livro do Apocalipse são descritas diversas características dessa NOVA cidade. Vejamos algumas:
                                         i.    A cidade é santa (Ap 21.2,10). A palavra para Santa no grego é “hagios” que é da mesma raiz de “hagnos” que significa fundamentalmente “separado”.

1.   Nesta cidade não haverá ódio, violência, maldade nem corrupção, pois nela não entrará pecado, pois há uma separação do santo e do profano, nem coisa alguma que contamine (Ap 21.27).
2.   A Bíblia é enfática ao dizer que ficarão de fora os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras e todos os que amam e cometem a mentira (Ap 22.15), mas “somente os que estão inscritos no livro da vida” (Ap 21.27).
3.   Esta, sem dúvida, é uma das principais características desta cidade. Desde que o pecado entrou no mundo (Gn 3.1-7) o homem sofre suas consequências.
4.   Mas, no futuro, nós estaremos, enfim, livres da presença do pecado, bem como de toda e qualquer tentação.
                                      ii.    Ela tem a glória de Deus (Ap 21.11). A palavra para Glória no grego é “Doxa” que é aplicada para descrever a natureza de Deus em sua auto-manifestação, ou seja, o que Ele essencialmente é e faz (Jo 17.5,24; Ef 1.6,12,14; Hb 1.3; Rm 6.4; Cl 1.11; 1Pe 1.17; 5.1; Ap 21.11).

1.   Já a palavra grega “Doxazõ” significa magnificar, engrandecer, atribuir honra, exaltar. (Mt 5.16; 9.8; 15.31; Rm 15.6,9; Gl 1.24; 1Pe 4.16).
2.   Glória e esplendor é um termo bíblico muito comum para identificar a presença de Deus (Ex 16.10; Lv 9.23; Nm 14.10; II Cr 7.1,2; Ez 43.4,5); pois esta cidade será o tabernáculo de Deus com os homens (Ap 21.3).
3.   O tabernáculo, como sabemos, era a tenda em que permanecia a glória de Deus, e onde, no deserto, o povo se reunia para, através de sacrifícios e sacerdotes, aproximar-se de seu Criador (Ex 25.8).
4.   Mas, na Nova Jerusalém, o próprio Deus estará com os homens, ou seja, o que no passado era sombra, nesta cidade será realidade (Hb 8.5).
                                      iii.    A Iluminação da cidade. A sua luz é semelhante a uma pedra preciosa (Ap 21.11).
1.   Devemos atentar para o termo “semelhante”.
2.   Quando o apóstolo João tentou descrever o brilho da cidade, ele o comparou com uma pedra, mas não uma pedra qualquer, e sim, uma pedra preciosíssima como um cristal resplandecente, ou um diamante.
3.   Além disso, esta cidade não necessita do sol, nem da lua, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21.23), ou seja, ela não necessita de luz natural ou artificial, pois, o próprio Cristo a ilumina.

                                      iv.    A Arquitetura da cidade. A cidade possui um grande e alto muro com doze portas (Ap 21.12).

1.   De acordo com a descrição do apóstolo, a cidade possui doze portas, sendo três de cada lado (Ap 21.13).
2.   Na antiga cidade de Jerusalém terrestre, havia também doze portas, sendo, por assim dizer, uma cópia da Jerusalém celestial ( Hb 8.5; 9.23).
3.   João diz ainda que em cada portão havia a gravação do nome de uma das doze tribos de Israel (Ap 21.12) e nos fundamentos dos muros estão os nomes dos doze apóstolos (Ap 21.14), o que nos leva a entender que nesta cidade estará a Igreja do Senhor Jesus, que está fundamentada na doutrina dos profetas e apóstolos (Ef 2.20) e que é composta, tanto por judeus como por gentios.
                                       v.    Sua dimensão (Ap 21.16). A cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura iguais, ou seja, doze mil estádios[1] de comprimento, de largura e de altura, o que equivale a aproximadamente 2.200 km de comprimento, de largura e de altura.

1.   É uma gigantesca cidade que vai de São Paulo a Aracaju, e equivale quase a metade do continente norte-americano.
2.   A grandeza dessa cidade assegura lugar para todos!.
                                      vi.    A cidade é de ouro (Ap 21.18). O livro do Apocalipse traz muitas alusões ao ouro (1.12, 13, 20; 2.4; 3.18; 4.4; 5.8; 8.3; 9.7, 13, 20; 14.14; 15.6, 7; 17.4; 18.12, 16; 21.15, 18, 21).

1.   Mas, tudo nos leva a crer que o ouro ali descrito refere-se a um material desconhecido aqui na terra, de qualidade infinitamente superior, e que é descrito como ouro apenas para que possamos ter a ideia da beleza, brilho e valor do que está reservado para os salvos no futuro.


    3.   O PERFEITO E ETERNO ESTADO
a.   A Bíblia descreve não apenas a beleza da Nova Jerusalém, mas, também, como será o estado eterno e perfeito, para os salvos, como veremos a seguir:
                                         i.    A comunhão será perfeita. Através da fé em Cristo, nós podemos desfrutar de uma comunhão com Deus já no presente século (I Co 1.9; Fp 2.1; I Jo 1.3).

1.   Mas, no futuro, esta comunhão será ainda mais perfeita.
2.   Como disse o apóstolo Paulo: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (1 Cor 13.12).
3.   E, o apóstolo João diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. (I Jo 3.2).
                                        ii.    O conhecimento será perfeito. Devido às limitações humanas, todos necessitamos de estudos, pesquisas e de aprendizado.

1.   Até mesmo para conhecer “as coisas de Deus”, nós necessitamos, além da Bíblia, de livros e de tratados teológicos.
2.   Porém, no futuro, os mistérios de Deus serão revelados.
3.   Como disse o apóstolo Paulo: “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” (I Cor 13.10,12).
                                      iii.    O serviço será perfeito. Ao contrário do que muita gente pensa, o céu não é um lugar de ociosidade.
1.   Aquele que colocou o homem no primeiro paraíso, e deu-lhe instruções para o lavrar e guardar (Gn 2.15), certamente não deixará o homem sem ter o que fazer no segundo paraíso, pois, de acordo com as Sagradas Escrituras, na eternidade "... e os seus servos o servirão" (Ap 22.3).
2.   Se servir a Deus aqui na terra é um grande privilégio (Rm 12.7,8; I Co 3.9; 12.7), como não será servi-lo por toda a eternidade?
                                      iv.    A vida será perfeita. Enquanto estivermos aqui no mundo, todos nós estamos sujeitos ao sofrimento, enfermidades e até mesmo a morte, pois, o fato de sermos cristãos não nos isenta de sofrimento.
1.   O próprio Senhor Jesus disse: “No mundo tereis aflições...” (Jo 16.33).
2.   Porém, na eternidade, os salvos estarão, enfim, livres de todo e qualquer sofrimento, pois “... não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor...” (Ap 21.4).



    1.   Uma das mais belas descrições do livro do Apocalipse foi a da Nova Jerusalém, uma cidade real, onde o apóstolo João descreve detalhes sobre a sua grandeza, seus muros, seus habitantes e, principalmente a sua glória e esplendor (Ap 21.2-22.5).
    2.   No entanto, devemos entender sua beleza e perfeição é infinitamente superior a tudo que possamos ver ou pensar.
    3.   O ouro e as pedras preciosas nela descritas, por exemplo, são apenas para que possamos compreender a sua beleza e perfeição.
    4.   Apesar de ainda não podermos vê-la, guardamos em nosso coração a certeza de que em breve não só a contemplaremos, mas, também, habitaremos nesta cidade, com o Senhor Jesus, por toda a eternidade.


REFERÊNCIAS

STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. C.P.A.D.
LADD, George. Apocalipse Introdução e Comentário. Vida Nova.
HENDRIKSEN, William. Mais que Vencedores. Editora Cultura Cristã.
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse Versículo por Versículo. C.P.A.D.
HORTON, Stanley M. Nosso Destino. C.P.A.D.


[1] Estádio. Era uma oitava da milha romana, ou seja, cerca de 185 metros. Portanto, doze mil estádios correspondem mais ou menos a 2.200 quilômetros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More