terça-feira, 20 de março de 2012

EBD: T01L09 - DÍZIMOS E OFERTAS


Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições Bíblicas 1° Trimestre de 2012
A verdadeira prosperidade - A vida cristã abundante


Lição 9 - 26 de Fevereiro de 2012

Leitura bíblica em classe: Malaquias 3.10.11; 2 Coríntios 9.6-8

DÍZIMOS E OFERTAS - DA LEI PARA A GRAÇA A OBRA CONTINÚA

1. O DÍZIMO PERTENCE AO SENHOR E DEVE SER DEVOLVIDO A ELE - Malaquias 3.10a... Trazei todos os dízimos

* Devolver o que é de Deus é uma forma de honra-lo - Provérbios 3.9 Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

2. O DÍZIMO SE ENTREGA NA IGREJA NÃO O USE OU ADMINISTRE – Malaquias 3.10b...à casa do tesouro,

* Não coma ou use a parte que pertence ao Senhor - Provérbios 20.25... Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos.

3. O DÍZIMO É PARA A MANUTENÇÃO DA OBRA E AS DESPESAS – Malaquias 3.10c...para que haja mantimento na minha casa,

* Aquele que só pensa em si deixa Deus indignado - Ageu 1.9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.

4. O DÍZIMO TEM PROMESSA DE BENÇÃO SEM RECEIO DE PERDAS – Malaquias 3.10d...e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos,

* Nunca duvide da benção que Deus promete na palavra – Números 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

5. O DÍZIMO FIEL FAZ ABRIR A FONTE DE TODO PODER DOS CÉUS – Malaquias 3.10e...se eu não vos abrir as janelas do céu,

* As bênçãos estão disponíveis, mas, só recebe quem é fiel - Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

6. O DÍZIMO TEM A GARANTIA DE PROVISÃO FÍSICA E ESPIRITUAL – Malaquias 3.10f...e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

* Quem é fiel se privilegia da provisão material e espiritual - Provérbios 3.10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

7. O DÍZIMO IMPEDE QUE FORÇAS OPOSTAS CAUSEM PREJUÍZOS - Malaquias 3.11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

* O infiel dá brechas ao maligno para lhe trazer prejuízos – I Pedro 5.11 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar

8. A OFERTA GENEROSA SEGUE A LEI DO SEMEAR E COLHER - 2 Coríntios 9.6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

* A generosidade tem garantia de retorno quando não há avareza - Provérbios 11.24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.

9. A OFERTA QUE AGRADA AO SENHOR DEVE SER EXPONTÂNEA -2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

* A espontaneidade em ofertar com alegria toca no coração de Deus – Marcos 12.43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;

10. A OFERTA DADA COM AMOR TRAZ PROSPERIDADE ABUNDANTE - 2 Coríntios 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

* A prosperidade é condicional ao que é  feito com amor pela obra - Lucas 6.38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.


LIÇÃO 09 - DÍZIMOS E OFERTAS



  • Nesta lição, veremos o que a Bíblia diz sobre os dízimos e ofertas, tanto no Antigo como no Novo Testamento, os princípios bíblicos da contribuição, e as promessas para aqueles que contribuem.
  • Veremos ainda que as contribuições se constituem, não apenas como um ato de fé e de gratidão a Deus pelo que Ele nos tem concedido, mas também, como uma fonte de prosperidade material; pois, o próprio Deus prometeu recompensar àqueles que contribuem com alegria.



  1. O QUE É DÍZIMO?
    1. No AT encontramos duas palavras que definem o Dízimo:
                                         i.    Asar, encontrada nos seguintes textos (Gn 28.22; Dt 14.22; 26.12; I Sm 8.15,17; Ne 10.37,38);
                                        ii.    Maaser, encontrada em (Gn 14.20; Lv 27.30-32; Dt 12.6,11,17; Ml 3.8,10).
                                       iii.    Ambas significam “décima parte”.
    1. No NT existem duas formas verbais e uma nominal:
                                         i.    Dekatóo, que significa “dar a décima parte”, “dizimar” e aparece apenas duas vezes (Hb 7.6,9);
                                        ii.    Apodekatóo, que significa “dar a décima parte”, “dizimar” (Mt 23.23; Lc 11.42; Hb 7.5);
                                       iii.    E a palavra Dekáte, que significa “décimo” que aparece apenas em (Hb 7.2,4,8,9).
                                       iv.    Podemos, então, dizer que a palavra Dízimo significa “décima parte de uma importância ou quantia” (Ml 3.10).
1.    O Dízimo, então, é uma oferta entregue voluntariamente à obra de Deus, constituindo-se da décima parte da renda do adorador. 
2.    É um ato de fé, amor e devoção àquEle que tudo nos concede.
    1. O Dízimo no AT.

                                         i.    Antes da Lei, já encontramos alguns exemplos de entrega dos dízimos:
1.    Abraão entregou os dízimos a Melquisedeque, que era sacerdote do Deus altíssimo (Gn 14.18-20; Hb 7.4);
2.    Jacó prometeu entregar o dízimo de tudo, se o Senhor lhe abençoasse (Gn 28.18-22).
3.    Mas, foi na Lei que Deus estabeleceu princípios para a entrega dos dízimos. Vejamos:

a.    O que deveria ser dizimado. Os hebreus deveriam dizimar tanto dos bens agrícolas como de animais (Lv 27.3034);
b.    A quem eram entregues os dízimos. De acordo com a Lei, os dízimos deveriam ser entregues aos sacerdotes e levitas constituídos para o ministério do culto (Nm 18.21-32);
c.    Onde deveria ser entregue os dízimos. Deus estabeleceu, pelo menos, dois locais para a entrega dos dízimos: o Tabernáculo, durante a peregrinação no deserto; e o Templo de Jerusalém, após a construção do mesmo (Dt 12.1-14; 14.22-29; Ml 3.10).

    1. O Dízimo no NT.

                                         i.    O Senhor Jesus não apenas reconheceu a importância da prática do dízimo, mas também recomendou (Mt 23.23);
                                        ii.    E, o apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, fez referência ao dízimo para extrair o princípio de que o obreiro é digno do seu salário (I Co 9.9-14 cf Lv 6.16,26; Dt 18.1).
1.    Se o Senhor Jesus, bem como o apóstolo Paulo não reconhecessem a legitimidade dos dízimos, jamais teriam mencionado esta prática em seus ensinos.

  1. O QUE SÃO OFERTAS ?
    1. Ofertas são doações voluntárias, apresentadas a Deus em agradecimento pelo recebimento dos favores dEle recebidos.
                                         i.    As ofertas no AT. Diversos termos definem a palavra oferta no AT.
1.    Um dos mais citados é minhãh, que aparece mais de 200 vezes no AT e significa “oferta”, “dom”, “presente” ou sacrifício” (Gn 4.3; 32.13-15; 43.11; I Rs 10.25; Jz 3.15-23; II Sm 8.2).
2.    Outro termo é Terûmãh, e significa “oferta alçada”, “oferta” ou “oblação” e é encontrado cerca de 70 vezes no AT (Ex 25.2; 35.29; 36.3; Lv 7.16; 22.18). Vejamos alguns tipos de ofertas na Antiga Aliança:
a.    Oferta em Agradecimento. Era uma oferta oferecida a Deus pelos imerecidos favores por Ele recebidos (Lv 3.117);
b.    Oferta Voluntária. Era apresentada a Deus como agradecimento por uma bênção recebida e tinha caráter de ações de graças (Lv 22.23).
                                        ii.    As ofertas no NT. Nas páginas Neotestamentárias, as ofertas eram realizadas, principalmente através de contribuições.
1.    A igreja primitiva, por exemplo, contribuía com regularidade (At 4.36,37; 5.1,2).
2.    Em suas epístolas, Paulo ensinou sobre o dever de contribuir (I Co 16.1-4; II Co cap. 8,9), e elogiou as igrejas que contribuíam (II Co 8.14; 9.2).
3.    Além disso, na Epístola aos Romanos, ele descreve diversos dons, inclusive o de repartir (Rm 12.6-8).

  1. PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA A CONTRIBUIÇÃO
    1. Em suas epístolas, o apóstolo Paulo enumera alguns princípios sobre a contribuição. Vejamos alguns:
                                         i.    A contribuição deve ser proporcional ao que ganhamos: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade” (I Co 16.2);
                                        ii.    A contribuição deve ser realizada de forma voluntária, e com alegria: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Co 9.7);
                                       iii.    Quando Deus nos dá em abundância, é para que multipliquemos as boas obras: “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra” (II Co 9.8);

                                       iv.    A colheita é proporcional ao plantio. “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (II Co 9.6).

  1. DÍZIMOS E OFERTAS, UMA FONTE DE BÊNÇÃO

    1. “Os dízimos, ofertas e votos que eram feitos a Deus no Antigo Testamento jamais devem ser interpretados como uma prática de barganha. A ideia de que Deus nos dará algo em troca ou que Ele agora é devedor, ficando na obrigação de pagar tudo que nos deve, porque como dizimistas nos candidatamos a receber as bênçãos sem medida, caracteriza sem dúvida alguma a prática da barganha”. (GONÇALVES, 2011, p. 148).
    2. No entanto, devemos entender que existem diversas promessas nas Sagradas Escrituras para os dizimistas. Vejamos algumas:
                                         i.    A promessa da multiplicação. O Senhor prometeu multiplicar os bens: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança” (Ml 3.10).

                                        ii.    A promessa da proteção. Quando entregamos ao Senhor aquilo que Lhe pertence, O devorador é repreendido: “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos” (Ml 3.11).
1.    O “devorador” significa circunstâncias adversativas, que podem nos sobrevir; mas, se formos fiéis na entrega dos dízimos, ele será repreendido pelo Senhor.

                                       iii.    A promessa da prosperidade material . Quando obedecemos a Deus, e Lhe entregamos parte dos nossos bens, Ele nos fará prosperar materialmente: “Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos” (Ml 3.12).



  • Como pudemos ver, os dízimos e ofertas faziam parte da adoração, tanto para os judeus como para os cristãos.
  • A Bíblia descreve os princípios para a contribuição, e nos ensina que devemos dizimar e ofertar, não para barganhar com Deus, como que esperando algo em troca; mas, como um ato de fé, de gratidão e de adoração àquEle que nos concede todas as coisas e que supre todas as nossas necessidades.
  • Por isso, devemos contribuir, não para recebermos as bênçãos de Deus; mas por que já somos abençoados.


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionário Teológico. CPAD.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
GONÇALVES, José. Prosperidade à Luz da Bíblia. CPAD.
OLIVEIRA, Raimundo de. As Grandes Doutrinas da Bíblia. CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE, W. E, et al. Dicionário Vine. CPAD.

SITES CONSULTADOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More