APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM
Lição 3 - 16 de Outubro de 2011
- "Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar" (Ne 4.6).
Verdade
Prática:
A
crise apesar de seu desconforto, sempre nos abre grandes e oportunas portas.
Leitura
Bíblica em classe:
Neemias
3.1,2,3,6,13-15
O
QUE ENSINAM AS PORTAS DE JERUSALÉM
1. PORTAS QUE FALAM DE DECISÕES
E RESPONSABILIDADE
* Jesus diz pela porta das ovelhas
que é o único meio de salvação
- João 10.7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. –
- João 10:7 - João 10.9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
* Jesus diz pela porta dos peixes
para lançar redes e pescar almas
–
- Marcos 1.17 E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
- Lucas 5.4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
2. PORTAS QUE FALAM DE
FIDELIDADE E PERSEVERANÇA
* Jesus diz pela porta velha para não
adulterarmos a sua palavra
–
- Ap 22.19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
- Jeremias 1.12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.
* Jesus diz pela porta do vale que
nas aflições alcançamos sua graça
–
- João 16.33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
- Salmos 23.4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
* Jesus diz pela porta do monturo que
não somos mais deste mundo
–
- 1 Pedro 2.11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; -
- Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
3. PORTAS QUE FALAM DE
ESPIRITUALIDADE E VIGILÂNCIA
* Jesus diz pela porta da fonte que
quem tem sede beba desta água –
- João 4.13 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. –
- Apocalipse 22.17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
* Jesus diz pela porta da guarda que
resta pouco tempo da sua vinda
–
- Mateus 25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
- Lucas 21.36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
INTRODUÇÃO
- Quando Neemias perguntou a Hanani pelos judeus que restaram do cativeiro, e por Jerusalém, ele lhe respondeu dizendo: “... os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo”(Ne 1.3).
- Assim, o grande desafio de Neemias não era apenas edificar os muros de Jerusalém, mas também, suas portas.
- Por isso, ele disse ao rei Artaxerxes: “Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?” (Ne 2.3).
- Nesta lição aprenderemos, não apenas sobre as portas de Jerusalém, mas também, o que elas representam para nossa vida espiritual.
- AS PORTAS NOS TEMPOS BÍBLICOS
- A arqueologia nos mostra que as portas dos tempos bíblicos variavam:
i. De acordo com a época,
ii. O tipo de construção
iii. E as posses do construtor.
- Geralmente, elas eram feitas:
i. De bronze (Sl 107.15,16),
ii. De ferro (At 12.10),
iii. E de madeira (Ne 3.6).
1.
As Portas de Jerusalém.
a.
O
capítulo três do livro de Neemias descreve a edificação dos muros e das portas
de Jerusalém.
b.
Neste
capítulo, percebemos claramente o esforço, entusiasmo e ação conjunta, não só
de Neemias, mas de todo o povo para trabalhar, inclusive:
i. Sacerdotes (Ne 3.1,21,22,28),
ii. Mulheres (Ne 3.12),
iii. Mercadores (Ne 3.31),
iv. E ourives (Ne 3.31,32).
c.
Apesar
das muitas oposições e dificuldades, o povo se empenhou a trabalhar na restauração
dos muros, mas também das portas, que impedia a entrada de estranhos, mas,
possibilitava o acesso àqueles que eram autorizados.
d.
E,
por medida de segurança, colocaram também ferrolhos e fechaduras nas portas (Ne
3.3,6,13,14,15).
2.
A Metáfora das Portas.
a.
Porta
é uma abertura para entrada e saída.
b.
No
sentido espiritual, a Bíblia descreve diversos tipos de porta, tais como:
i. a porta da fé, que foi aberta também
para os gentios (At 14.27);
ii. a porta da oportunidade, para a
propagação das boas novas de salvação (I Co 16.9;II Co 2.12);
iii. a porta da Palavra, aberta para os
pregadores do Evangelho (Cl 4.3).
c.
Metaforicamente,
podemos dizer que cada pessoa tem uma “porta” de acesso, onde Cristo bate à
mesma (Ap 3.20) pedindo permissão para controlar a sua vida e conduzi-la à vida
eterna (Jo 10.9).
d.
Podemos
afirmar também que, cada porta de Jerusalém, fala de um aspecto de nossa vida
espiritual.
- AS PORTAS DE JERUSALÉM
- Encontramos no livro de Neemias referência a diversas portas, onde cada uma delas nos ensinam sobre um aspecto de nossa vida espiritual.
- Vejamos:
i. Porta
do Gado (Ne 3.1,32; 12.39).
1. Também chamada de Porta das Ovelhas
(ARA), a Porta do Gado era o portão usado para fazer as ovelhas entrarem na
cidade em direção ao Templo, para o sacrifício.
2. Foi a primeira porta a ser
restaurada, e nela trabalharam o sumo sacerdote Eliasibe e outros sacerdotes.
3. Através desta porta, aprendemos sobre
a prioridade da restauração do culto ao Senhor.
4. Não é à toa que a restauração das
portas de Jerusalém teve início com
esta porta.
ii. Porta
do Peixe (Ne 3.3; 12.39).
1. Possivelmente, esta porta recebe este
nome porque através dela entravam os comerciantes de peixe na cidade, onde
havia um mercado próximo.
2. Restaurar a Porta do Peixe tem o
sentido de restabelecer o compromisso com a Evangelização (Mc 16.15; At 1.8),
pois, o próprio Senhor Jesus nos chamou para sermos pescadores de homens (Mt
4.18-20).
3. Mas, há um fato interessante a ser
observado:
a. Além de restaurar a porta, os filhos
de Hassenaá colocaram também fechaduras e ferrolhos.
b. Isto nos ensina que não basta
evangelizar, mas também ensinar (Mt 28.19,20) e fechar as portas para heresias
e filosofias humanas.
iii. Porta
Velha (Ne 3.6).
1. Não sabemos ao certo o por quê desse
nome.
2. Possivelmente por tratar-se de uma
porta muito antiga.
3. Mas, o fato de ser antiga não
significa que ela não fosse importante.
4. Por isso, ela também deveria ser
restaurada! Restaurar a Porta Velha significa valorizar as coisas antigas, como
a Bíblia, por exemplo, que, apesar de ser um livro tão antigo, jamais perdeu o
seu valor, pois o tempo não exerce nenhuma influência sobre ela.
5. Ela continua sendo o livro mais lido,
mais vendido, mais conhecido e mais traduzido em todo o mundo.
6. Como disse o profeta Isaías “Seca-se
a erva, e caem as flores, mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Is
40.8).
iv. Porta
do Vale (Ne 3.13).
1. Esta porta dava acesso a um vale ao
lado oeste de Jerusalém.
2. Foi por ela que Neemias iniciou e
concluiu a inspeção dos muros de Jerusalém, antes de iniciar a reconstrução (Ne
2.13-15).
3. Vale é uma depressão de terra entre
lugares elevados, como montes ou montanhas, por exemplo.
a. Restaurar a Porta do Vale significa
reconhecer a importância dos vales em nossa vida.
b. Isto porque todos nós nos deparamos
com muitos “vales” em nossa jornada rumo ao céu. Porém, o mais importante é
saber que Deus está conosco, ainda que estejamos no vale da sombra e da morte
(Sl 23.4).
v. Porta
do Monturo (Ne 3.14).
1. Esta porta era aberta frequentemente
para que os moradores levassem o lixo da cidade para ser queimado no vale de
Hinon.
2. Restaurar a Porta do Monturo
significa dizer que não devemos permitir que o “lixo” deste mundo esteja em
nós, pois já fomos lavados, santificados e justificados (I Co 6.11).
3. Isto nos faz lembrar a Santificação
Progressiva, que ocorre no nosso dia a dia (Pv 4.18; I Pe 1.15,16).
vi. Porta
da Fonte (Ne 3.15).
1. Esta porta recebe este nome porque
dava acesso ao tanque de Siloé, onde, centenas de anos depois, um cego de
nascença lavou-se depois de Jesus untar-lhe lodo nos olhos (Jo 9.1-5).
2. Diversos usos figurados podem ser
feitos sobre as fontes.
a. Por exemplo: Deus é a fonte de todo o
bem (Sl 36.9; Jr 17.13); Tg 1.17);
b. a graça de Deus assemelha-se a uma
fonte (Is 41.18; Jl 3.18);
c. bem como a Igreja (Ct 4.18; Is 58.11)
d. e a Bíblia, que é a fonte inesgotável
da sabedoria, e é a principal fonte para o ensino, pregação e prática da vida
cristã.
vii. Porta
das Águas (Ne 3.26).
1. Esta porta ficava ao lado Oriental do
Monte Sião, defronte da casa de Gion.
2. Foi diante dessa porta que Esdras leu
o livro da Lei diante de todo o povo, desde a alva até ao meio dia (Ne 8.1-8).
3. A água purifica, refresca, sacia a
sede, torna frutífero o estéril e é indispensável à vida humana.
4. Ela é um dos símbolos da Palavra de
Deus (Jo 15.3; Ef 5.26) e do Espírito Santo (Jo 3:5; 4:14; 7:38, 39).
viii. Porta
dos Cavalos (Ne 3.28).
1. Esta porta recebe este nome porque
ficava próxima ao palácio, e por ela entravam os cavalos do rei.
2. Foi próximo a esta porta que morreu
Jezabel (II Rs 11.16; II Cr 23.15).
3. Na Bíblia Sagrada, o cavalo é símbolo
da força; e todos nós necessitamos, muitas vezes, de que as nossas forças sejam
renovadas.
4. Restaurar a porta dos cavalos pode
significar, então, restaurar a porta de acesso às nossas forças espirituais,
que são renovadas pelo Senhor, a nossa força (Is 40.29-31; Sl 22.19; 27.1).
ix. Porta
Oriental (Ne 3.29).
1. O nome desta porta indica que ela
ficava ao lado oriental da cidade.
2. Depois que os judeus retornaram do
cativeiro, ela passou a ser chamada de Porta do Rei (I Cr 9.17).
3. Oriente é o lugar onde nasce o sol, e
simboliza a esperança, o raiar de um novo tempo (Sl 84.11).
4. Restaurar esta porta significa
resgatar a esperança a despeito de toda e qualquer adversidade (Jó 14.7; Sl
62.5; Rm 12.12).
x. Porta
da Guarda (Ne 3.31).
1. Também chamada de Porta de Micfade,
esta porta ficava no nordeste de Jerusalém.
2. Possivelmente, tratava-se de uma
torre de vigia onde ficavam os guardas de Israel.
3. Essa porta não poderia deixar de ser
restaurada, pois, os inimigos de Neemias, além de tentar impedir a obra (Ne
4.8) desejavam fazer-lhe mal (Ne 6.2).
4. Por isso Neemias pôs guardas, mesmo
durante a construção (Ne 2.21-23).
5. Isto nos ensina sobre a necessidade
de uma vida de permanente vigilância na vida espiritual (Mt 26.41; 1 Pe 5.8-9).
CONCLUSÃO
- Neemias foi até Jerusalém, não apenas para edificar os muros de Jerusalém, mas também as suas portas, pois elas seriam o meio de acesso de entrada e saída da cidade.
- Por isso, seria inútil reconstruir apenas os muros da cidade.
- Podemos observar nas páginas da Bíblia que cada uma delas recebe um nome, o que nos permite fazer uma aplicação à nossa vida espiritual.
- Que possamos, então, tal qual Neemias, restaurar as “portas” do culto ao Senhor, da evangelização, da Palavra de Deus, da santificação, da força espiritual e da vigilância.
REFERÊNCIAS
- ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada . CPAD.
- BARBER, Cyril. Neemias e a Dinâmica da Liderança Eficaz . Vida.
- BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica . CPAD.
- CHAMPLIN, R. N. O AT Interpretado Versículo por Versículo . Hagnos.
- CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia . Hagnos.
- KIDNER, Derek. Esdras e Neemias . Vida Nova.
- PACKER, J. I. Neemias Paixão Pela Fidelidade . CPAD.
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